Minha primeira bike

“O perfeito ajuste do ciclista à bicicleta é fundamental para o bom desempenho do conjunto homem-bicicleta.” Esse conjunto deve estar perfeitamente adaptado para uma pedalada saudável e sem dores. E é através da escolha do tamanho correto do quadro da bike que isso será possível.

É importante comprar o quadro com o número certo. Compare como se fosse um tênis, um número maior cai do pé, um menor deixa apertado. Não é aconselhável treinar corrida ou participar de provas com o tênis de número diferente do seu pé. Equiparamos essa realidade da corrida com a da pedalada.

Depois que você já escolheu o estilo da bike que vai comprar (speed, road, mountain bike, híbrida, …) é a hora de ir atrás do tamanho correto.

As medidas são classificas em:

  • POLEGADAS: (15”, 17”, 19”, 21” ou 16”, 18”, 20”, 22”)
  • CENTÍMETROS: 48cm, 50cm, 52cm, 54cm …
  • SS, S, M, L, XL, XLL, XLLL: quando se encontram no padrão “pequena”, “média” e “grande” é importante checar sua equivalência em relação a uma das unidades acima citadas.

Conforme tabelas abaixo, a conversão para a sua altura fica mais fácil. Observe:

tamquadropolegadaletra

Em Polegadas para MTB

tabela

Para speed é necessário essa diferença no tamanho do quadro.

Agora ficou bem mais fácil, hein!!!!

Mas é preciso atenção, não só o quadro do seu tamanho que lhe deixará confortável. A altura do banco, a altura do cavalo (medida interior da perna), a distância da mesa… e por aí vai. Para deixar tudo certinho com suas peculiaridades, nada melhor que um BIKE FIT em lugares especializados.

Logo mais vou postando mais curiosidades à respeito da bike e toda sua complexidade.

Bons treinos,

DICAS DO SITE BIKE MAGAZINE

Lembre-se: o quadro é o componente principal de uma bike e na maioria das vezes, o mais caro também. Escolha bem para não ter que trocar depois!

Última dica: Se você procura uma boa bicicleta, que se adapte bem ao seu corpo, evite comprá-la em supermercados. Bicicletas devem se adquiridas em lojas especializada, que tenham um pessoal treinado para atender bem e esclarecer as dúvidas dos clientes.

REFERÊNCIAS 

http://www.pedalafloripa.com/2015/01/tabela-de-tamanho-de-quadro-de.html

http://www.bikemagazine.com.br/2011/11/tamanho-correto-quadro/

Um pensamento sobre “Minha primeira bike

Deixe um comentário