Fratura do Calcâneo por estresse e o triathlon

Quem diria, fatura por estresse nos “DOIS” calcâneos… Quando vi a ressonancia com o ortopedista me deu uma tristeza, misturada com angustia, com pânico, voltade de sair correndo mesmo dali, mas…. é isso mesmo.

Explicando melhor, as fraturas por estresse são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas que, quando ultrapassam a resistência normal ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica, hããã….??? Instalam-se microfraturas, prevalecendo assim a reabsorção óssea, no caso tudo no calcaneo. Explicando melhor, passei correr mais que meus músculos aguentavam; um aumento muito rápido da intensidade e volume de corridas sem dar tempo adequado para o fortalecimento muscular. Aiii o bendito fortalecimento muscular…..

E agora???? Meus Deusss???? Parar de correr? NUNCA!!!! JAMAIS!! e quais as alternativas? O ortopedista me mandou ir nadar  e esperar um mês para voltar a correr. Já meu treinador me disse que não precisaria parar de correr,  mas fazer uma planilha de adaptação diminuindo um treino na semana e realizar os dois treinos com uma menor quilometragem, variar entre 7 e 8 km. E  FORTALECER (ta ta ta).

Então…  resolvi antecipar meus planos de triathon, e vai ser pra já… A idéia sempre foi fazer pelo menos uma meia maratona antes de querer virar uma triatleta, mas nãoooooo…. Já me inscrevi na natação e bike eu já tenho, treino bike a mais tempo que treino corrida,  agora o bixo vai pegar.

Claro que os planos de Volta a ilha e Mountain do do Costão não foram esquecidos, os treinos começam na metade de janeiro e até lá já estarei pronta para voltar com tudo. Não que eu vá parar, de jeito algum, mas diminuir o ritmo com certeza, correr é a minha paixão e não quero que nada destrua isso. Também estou super empolgada para os novos treinos, que realização pessoal realizar um triathlon, não vejo a hora. E que os treinos comecem….

Deixe um comentário

