Fortalecimento

Segunda-feira chuvosa. Hoje é dia de fortalecimento, depois de um treino exaustivo no domingo pela manhã em um sol meio escondido, mas queimando pra valer. Estava muito quente e mesmo pela praia estava insuportável, não tinha nenhum ventinho…. O horário também não foi  apropriado, ás 11:00 a.m., pois o corpo sentindo calor não  treina  toda resistencia possivel e desidrata mais rápido, já que esta ao mesmo tempo lidando com uma situação adversa.

Treino concluido com algumas dores, espero que passageiras, porém fruto de um mal fortalecimento muscular então………BORA FORTALECER.

 A semana é curta, a agenda é cheia e nem sempre é fácil manter ritmo de treino na corrida junto com o fortalecimento, já que trabalhar, ser dona de casa, mãe de família e uma “runner” toma muito tempo, digamos que todo o tempo….

Ahhh se o dia tivesse 34 hrs… enfim,

o fortalecimento se torna muito importante para aquela pessoa que passa a realizar uma atividade esportiva, principalmente a corrida. Expõe a colunista da WEBRUN de Fitness, Thais Reis, que o praticante deve ter uma estrutura muscular forte o suficiente para estabilizar todas as articulações envolvidas nesta atividade, em especial a do tornozelo, a do joelho e a do quadril. Além disso, a corrida também exige uma musculatura muito bem fortalecida de toda a região do tronco, desde os músculos que compõem a porção anterior, como os músculos abdominais, e as porções laterais, como os oblíquos externos e internos.

Também exige força dos músculos da porção posterior, como os músculos dorsais e paravertebrais. Esses músculos são responsáveis pela estabilização do tronco e manutenção de toda a saúde da coluna vertebral e, consequentemente, da boa postura, requisito fundamental para qualquer corredor.

Dessa forma, podemos considerar o trabalho muscular tão importante quanto o cardiorespiratório no planejamento de um programa de corrida. Um treino de fortalecimento muscular bem estruturado promove um aumento da força muscular, reduz o risco de desenvolver lesões, auxilia na melhora da postura e aprimora a capacidade do corpo de receber a carga imposta pela corrida.

Os exercícios mais indicados são:

Agachamento ou Leg Press; Cadeira Extensora e Flexora; Cadeira Adutora e Abdutora; Flexão Plantar (Panturrilha); Abdominais e Lombar. A explicação de cada exercício ficará para um próximo post.

Não esqueça de fazer os exercícios com acompanhamento de um profissional ou educador físico responsável para futuramente não sofrer problemas decorridos de um exercício mal feito.

FICA A DICA. BONS TREINOS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s